quarta-feira, 18 de junho de 2008

Der Fuehrer's Face



Der Fuehrer's Face (Jack Kinney, 1943) é um bom exemplo dos desenhos Disney no período da Segunda Guerra Mundial. Desenhos como esse eram exibidos em cinemas, junto com as famosas cinenotícias, para criticar e ridicularizar o regime nazista. Esse Der Fuehrer's Face mostra isso claramente, com o Donald vivendo sob a tirania nazista, comendo pão de madeira e café ultra-ralo, e trabalhando até a exaustão em uma fábrica de armas, tendo a sua lealdade ao regime posta à prova a todo momento. Como não pode deixar de ser (e lembrando à turma anti-bush que esse filme é de 1943, quando os EUA eram outra coisa), no final Donald acorda do que ele descobre ser um pesadelo e suspira aliviado por viver na América.
Esse filme, junto com vários outros produzidos por Disney nesse período, ficaram semi-esquecidos por mais de sessenta anos, até finalmente serem lançados em DVD, em 2004, na coleção Walt Disney: On The Front Lines (Walt Disney: Na Linha de Frente).
Até

(Obs: Esse cartoon me foi indicado pelo Douglas, um amigo da faculdade que eu carinhosamente chamo de Nazi Boy, Nazi Avenger e Young Nazi. Valeu cara.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah muito obrigado pela carinhosa dedicatoria do post,e obrigado também por falar a todos a minhas tendencias ao nacional socialismo ¬¬...rsrsrs

Abraço.

Daniel Cruz disse...

Atento para a parte dos post em que você comenta que Donald acorda e suspira aliviado por viver a américa, recordando ao "pessoal anti-bush" de que em 43 os EUA eram outra coisa. É até estranho imaginar que mesmo hoje, 57 anos depois, ainda existe muito desse sentimento de orgulho americano, e invejo que não possamos ter nem mesmo uma versão caricata disso na nossa cercania tupi-guarani.
Ótimo post como sempre, Albinovich!